Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Instituto de Psicologia
Campus Gragoatá - Niterói/RJ

Egressos

 

Política de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF

  

Diante dos nossos objetivos, esperamos que as/os nossas/os egressas/os tenham habilidades e competências relativas a ensino, a pesquisa e a intervenção social. As concepções políticas e epistemológicas de formação no mestrado e no doutorado possuem estreitas afinidades. No Doutorado investimos na maior autonomia do pesquisador e na sua capacidade de coordenar grupos de pesquisas. Porém, também mantemos especial atenção, com políticas e ações, à formação de mestres e doutores para a docência do Ensino Superior.

Competências relativas às atividades de pesquisa:

– Ser capaz de produzir conhecimento pautado no princípio de que conhecer e transformar a realidade social são duas faces indissociáveis da pesquisa no campo dos estudos da subjetividade. Desse modo, é esperado que a produção técnica e bibliográfica da/o egressa/o seja fortemente caracterizada pela inserção social;

– Ser capaz de fazer pesquisa de campo com método, organização e análise de dados com o desenvolvimento de métodos participativos de intervenção e pesquisa, nos quais os pesquisadores incentivam o protagonismo das populações que colaboram na produção de conhecimento;

– Ser capaz de fazer pesquisa bibliográfica, acessar os bancos de dados existentes e elaborar raciocínio crítico frente ao material coletado.

Competências relativas às atividades de ensino:

– Ser capaz de lecionar no ensino superior em disciplinas que integram o campo dos estudos da subjetividade, apresentando competência em elaborar planos de aula, organizar os conteúdos ministrados tendo por base o caráter transdisciplinar que marca esse campo; conhecer os  métodos de exposição, dinâmicas de debate e participação na produção do conhecimento em sala de aula;

– Ter capacidade de projetar e executar programas de formação e desenvolvimento de pessoas seja no setor público ou privado;

– Ser capaz de avaliar processos e produtos de pesquisas na área;

– Ser capaz de lecionar na educação básica em disciplinas que integram o campo dos estudos da subjetividade, apresentando competência em elaborar metodologias para um ensino contextualizado.

Competências relativas às ações de intervenção

Espera-se que o egresso seja capaz de promover intervenções sociais, articulando teoria e prática, nas áreas que tocam o campo dos estudos da subjetividade entre as quais destacamos: a prática clínica; as relações de trabalho; a educação; a saúde; os movimentos sociais.

A política cognitiva de formação afirma a conexão entre as competências para pesquisa e extensão, afirmando a indissociabilidade entre o conhecimento e a intervenção social.

Fórum

Formulário

Cadastro de alunos da Pós e egressos (CPF,dt.nascimento, matr.) no fórum

 

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content